Pages

terça-feira, novembro 26, 2019

Manchinha


Ele se foi mas, até hoje não sei como dizer adeus, 
ou mesmo,  aceitar tanta indiferença e iniquidade!

Então, faz um ano que Manchinha partiu, mas enfim, tudo acabou bem; o Ministério Público instaurou o Inquérito Civil n° 7054/2018, que é um procedimento investigatório e interrogativo, onde não se fazem acusações, não se impõem sanções, penalidades ou algo assim e analisou os fatos que levaram o pobre cãozinho à morte em 28.11.2018, apurando a responsabilidade pelo crime, como sendo do vigia daquele hipermercado. Mais disso, o Carrefour e a Prefeitura, afim de, acabar logo com eventuais controvérsias, celebraram através do Ministério Público, um Termo de Compromisso, documento este, onde o hipermercado repassa  à prefeitura, a quantia de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), e tudo bem, não se toca mais no assunto, Manchinha agora é nome de pseudo-hospital, de serviço veterinário, cerveja e pronto, tudo terminou bem, menos pra ele é claro, que nem se sabe o que foi feito de seu cadáver, e também para uns poucos que sabem, e muito bem, como realmente age a municipalidade no tocante ao Bem-estar Animal, pois Osasco, com 700 mil habitantes, afrontando legislação pertinente, não possui um canil municipal sequer. Independente das inúmeras tentativas de se tornarem invisíveis as covardias que culminaram na morte do Manchinha, sim, covardias, no plural mesmo, pois ao ignorar os pedidos de recolhimento do animal nos dias que antecederam a tragédia, ao se negar a recolher mais um cão em estado de abandono, portanto, já sendo vítima de maus-tratos, supostamente, a municipalidade, também foi partícipe do crime, e  não    por não o haver recolhido, afrontando assim, no mínimo, os artigos 23, 30 e 225 da CF/88, mas também, pelo erro, quer seja, por imprudência, imperícia ou negligência, da falta de capacitação técnico-profissional por parte da diretoria do Bem-estar Animal, que orientou e ordenou a captura e não, o socorro do cão ferido, pois conforme fotos, até o momento de ter seu pescoço laçado desnecessariamente e ser transportado inadequadamente, Manchinha estava calmo, em pé, bebendo água e se alimentando. Posto isso, o que houve entre sua captura e a chegada a seu destino final? Por que a Prefeitura não foi indiciada pelo ilícito de não haver atendido a vários pedidos de recolha do cãozinho antes da tragédia? 
Manchinha sendo capturado afim dos "primeiros socorros"
Manchinha, chegou assim ao “Bem-estar Animal”, seu destino final! 
Note o detalhe da corda ainda no pescoço do pobre animal.

Isso aqui, é o produto de um agente público contratado em cargo de provimento em comissão, sem a mínima capacitação técnico-profissional necessária ao exercício da profissão!


As mentiras de um socorro omisso!

Atente ao detalhe que o animal encontra-se completamente limpo, sem sangue aparente algum, ou seja, Manchinha de há muito estava morto!


Não há uma gota de sangue, nem mesmo no balde embaixo da mesa cirúrgica, tudo está limpo por lá; a mesa, o chão, ou seja, o animal foi lavado para as fotos! 


O objetivo das fotos não foi outro, senão, o de tentar oficializar que foi prestado socorro ao pobre animal, porém, conforme as fotos, de há muito Manchinha já estava morto!
A municipalidade, supostamente, tem sido omissa com a “Causa Animal” mas, segundo discurso do vereador Ralfi Silva (PODE) na Audiência Pública de 21/10/2019, a verba para o Bem-estar Animal, nessa gestão, é de R$ 25 milhões de reais. Ora, então, o que é feito de todo esse dinheiro, se Osasco, sexta maior cidade em população do estado, não possui sequer, um canil municipal, aliás, o descaso no município com o bem-estar animal e a zoonoses, foi sim a “renovação”, mas de um seríssimo problema de saúde pública, uma patologia crônica, pelo visto sem cura.

O ato de abrigar cães abandonados ou soltos na via pública é de competência dos municípios, visto se tratar de medida necessária à preservação da saúde pública e do meio ambiente, nos termos do artigo 23, incisos II e VII, da Constituição Federal, mas mesmo com tanta verba, a lei aqui vem sendo utilizada para dar as voltas na justiça!

Enfim, Manchinha, foi só mais um exemplo do inocente útil, pois além de ter sido a vítima fatal, ainda serviu de propaganda e fonte na captação de renda para alguns de seus carrascos; exemplo disso é a municipalidade de Osasco, que movimenta milhões e milhões em nome do bem-estar animal, ignora a legislação, afronta a Justiça e ainda recebe indenização por isso; estranho não!

PODEMOS com isso?
PODE isso?
PODE? pobrezinho, nem sabia o que lhe ocorria!
Isso PODE?
O momento de sua captura
A laçada fatal
Chegou assim ao "Bem-estar Animal" de Osasco
Reitero: Isso  é o produto de um agente público contratado em cargo de provimento em comissão, sem dispor da mínima capacitação técnico-profissional necessária ao exercício da profissão!



0 comentários:

Postar um comentário